Nossa História Viva
Um bom número de batistas passou a morar no Leblon no início da década de 1960. O crescimento do bairro na zona sul do Rio de Janeiro atraía brasileiros e estrangeiros. Logo surgiu o desejo de plantar uma igreja batista. A International Baptist Church nasceu sob a liderança do missionário batista norte-americano Bill Warren. Os cultos eram em inglês e a membresia, na sua maioria, composta de americanos e ingleses. Por sugestão do pastor Warren, o missionário Kenneth Wolfe, professor no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, começou a fazer reuniões com brasileiros a fim de organizar uma igreja batista voltada para evangelização do bairro.
A congregação começou seus trabalhos no dia 22 de abril de 1965. Menos de um ano depois foi organizada a Primeira Igreja Batista do Leblon, no dia 31 de março de 1966, com sessenta e um membros. Os três primeiros pastores eram missionários americanos que serviam como professores do Seminário Batista. São eles: Kenneth Wolfe, James Musgraves e Vance Vernon.
O primeiro pastor brasileiro a assumir o pastorado da igreja chamava-se Sebastião Ferreira, pastor titular da Primeira Igreja Batista da Vila da Penha. Ele assumiu interinamente o pastorado (1970) com a missão de ajudar a igreja a encontrar um pastor titular. No ano seguinte, o pastor Euclydes Schwartz Lima foi ordenado e tomou posse no dia 6 de novembro de 1971. Foram quarenta e cinco anos e alguns meses de pastorado à frente da Igreja Batista do Jardim Botânico. O pastor Euclydes se aposentou em 2017. Ele e sua esposa, irmã Eldie, continuaram como membros da igreja.
Depois de alguns anos em um espaço alugado, a igreja comprou uma propriedade na rua J.J Seabra, no bairro do Jardim Botânico (razão pela qual mudou o nome). Pela graça do Senhor, a igreja ousou avançar e pela fé comprou o atual imóvel. No dia 14 de novembro de 1982 foi celebrado um culto de ação de graças na rua Professor Saldanha 110. Desde então, a igreja avançou trabalhando na plantação de novas igrejas. As igrejas batistas da Urca, Horto, Bairro de Fátima, Cosme Velho e Santa Marta foram organizadas pelo esforço direto da Igreja Batista do Jardim Botânico.


O pastor Judiclay Santos assumiu o pastorado da igreja no dia 29 de abril de 2017. Desde então tem trabalhado para promover o crescimento da igreja.
No que cremos
Use this space to introduce yourself or your business to site visitors. Share who you are, what you do, and the purpose of this website.